quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

M.A.U.S.S.


O Movimento Anti-Utilitarista nas Ciências Sociais - M.A.U.S.S. já conta com um excelente site em português (http://www.jornaldomauss.org/index.php?central=conteudo&id=85&perfil=1O). Abaixo, o texto de apresentação, que contém diversos artigos e teses.



O Jornal do Mauss on-line, versão ibero-latinoamericana, resulta da expansão da Associação MAUSS (Movimento Antiutilitarista nas Ciências Sociais), fundada na França em 1981, com o objetivo de se constituir numa frente antiutilitarista contra o pensamento hegêmonico que coloca o interesse mercantil e instrumental como razão e fim da prática humana. Esta frente antiutilitarista apoia-se tradicionalmente em importantes escolas de pensamento como a de Marcel Mauss, de Karl Polanyi, de Georg Simmel e de outros intelectuais renomados, valorizando a crítica teórica a partir de categorias conceituais como aquelas do dom, da democracia associacionista e participativa, da economia plural, do reconhecimento e da solidariedade mútua.Até o momento, essas idéias antiutilitaristas vinham sendo divulgadas preferencialmente pela Revue du MAUSS, editada semestralmente na França (http://www.revuedumauss.com/). A divulgação on-line dessas teses reflete a urgência de se abrir novos espaços de divulgação de teorias e de autores, assegurando ao mesmo tempo uma maior participação numérica e uma difusão geográfica e cultural mais extensa. Neste ano de 2007 surgiram iniciativas concretas voltadas para a promoção do debate virtual, como são exemplos a versão francesa on-line do jornal (http://www.journaldumauss.net/) e esta versão para a comunidade lingüística luso-espanhola (http://www.jornaldomauss.org/). Estão em fase de elaboração experiências desse tipo na Itália e em outros países.A divulgação dessas idéias antiutilitaristas no plano virtual objetiva reforçar as atividades voltadas para a organização do novo movimento teórico mediante a divulgação e articulação de idéias, eventos e pesquisadores, estimulando a organização de novas redes de solidariedade e de intercâmbio intelectual e institucional. No momento, esta versão ibero-latinoamericana do Jornal do MAUSS deve facilitar não apenas a identificação de autores, pesquisas, artigos, teses, eventos e redes, como proporcionar a difusão da crítica antiutilitarista e anti-reducionista já existente na região e em outros países. Embora as críticas contra o neoliberalismo sejam bastante amplas na nossa comunidade ibero-latinoamericana, é de se reconhecer que ainda não geraram um pensamento alternativo poderoso. Mais uma razão do valor desta iniciativa que busca ampliar no plano virtual as diversas iniciativas já existentes no plano presencial. Este é o propósito do Jornal do MAUSS on-line que já envolve diferentes centros intelectuais dentro e fora da nossa comunidade lingüística.


Colaborações e sugestões podem ser enviadas para o endereço redação@jornaldomauss.org.


Em nome do Conselho Editorial,Paulo Henrique Martins


Professor Titular do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal de PernambucoVice-presidente da Associação MAUSS


Diretor da Associación LatinoAmericana de Sociologia (ALAS)

Nenhum comentário: