sábado, 8 de agosto de 2020

Populismos...

 

Populismos (1)

 

O processo de mundialização implicará profundas alterações urbanas e também demográficas, especialmente nas grandes metrópoles da Europa (mais acentuadamente). Esse tipo de transformação profunda e ampla é,  naturalmente, muito traumática, especialmente para aqueles que vivem passivamente o processo, no caso, os europeus tradicionais moradores há gerações dessas cidades mais atrativas. É nessa dificuldade que floresce o populismo, com suas soluções imediatistas e respostas fáceis (fechamento de fronteiras, proibição de imigrações).

Mas será que isso é realmente possível?

Será que um grupo de governantes conseguiria parar o processo de integração com a Ásia , "na marra"?

Ou são apenas tolos saudosistas e/ou oportunistas políticos evocando um passado mítico que nunca existiu de fato?

Entendo que os conservadores são tolos - conseguem até conquistar o poder, mas não conseguem fazer face a esses desafios que a historia impõe. 

É possível parar a marcha da história em nome do medo?

 

Populismos (2)

 

Uma coisa a gente pode tender a concordar com o populismo de extrema direita: considerando a média de padrão de vida mundial, a Europa e os EUA vivem com o file mignon e o resto do mundo, mal e mal,  com o osso. Se você diz "sim" à globalização (livre fluxo migratório e de capitais, integração dos processos produtivos etc.),  das duas uma: 

1. Ou você vai viver um decréscimo do padrão de vida dessa elite, em maior ou menor grau; ou 

2. você advoga q todos cresçam, os asiáticos mais que os europeus, de modo q ninguém perde , mas os pobres ganham mais (é o que os globalistas têm defendido). 

Suspeito que quem paga a conta dessa segunda hipótese é o meio-ambiente. Ou seja, para você sustentar ganhos globais constantes, o índice de produtividade terá que ser muito alto, extraindo-se da natureza esse excedente a ser apropriado desigualmente.

Provavelmente o processo histórico será uma combinação de ambos, da seguinte forma:

A elite de primeiro mundo e também a classe média tentarão  se fechar cada vez mais, numa tentativa de segurar o máximo do filé possível. Mas o processo histórico segue seu curso e conspira contra esse conservadorismo. Os populistas tentam vender a ideia de que é possível, sim , brecar essa marcha. Mas os chineses, indianos, paquistaneses, africanos e muçulmanos de diversas nações,  dentre tantos outros  continuam e continuarão chegando e mudando o perfil habitacional, de mercado de trabalho, a educação , a cultura etc.

 

Populismos (3)

 

Ha quem diga que a própria natureza vai impor um limite ao crescimento nas próximas décadas. Se isso acontecer, voltamos ao cenário (1), anteriormente mencionado, com maior radicalismo. Ou seja, o crescimento de produtividade não se sustenta e a elite mundial ( estou aqui incluindo a classe media dos países avançados) vai tentar se fechar ainda mais, diante da escassez de recursos. 

Num certo sentido e sob esse ponto de vista sócio-econômico, é como se a pauta ambientalista jogasse mais lenha no fogo  populista, pois ao propor maior preservação dos recursos , está dizendo: o consumo de vocês é - e sempre foi - exagerado, ele só se sustentou graças à exploração de populações inteiras de outros continentes (colonialismo) e graças a uma exploração ambiental insustentável. Mas agora que todos estão se integrando, seus filhos terão que se contentar com menos

Ora, isso, para essa elite , é absolutamente inaceitável! 

Sem uma mudança cultural profunda  (menos consumismo, menos filhos, decrescimento econômico, mudança da matriz energética etc.), esse pessoal cai no colo do discurso populista , simplesmente porque não admite abrir mão de nada , nesse momento crucial para o mundo humano e não humano.

 


O medo e o ressentimento

1. O ressentimento

O fascismo se alimenta do ressentimento.

A força desse sentimento, tão poderoso que sobrepuja qualquer argumento racional, finca suas raízes também numa tendência da pessoa em focar sua atenção, e portanto seus pensamentos, mais no passado que no presente (e , muito menos , que no futuro).

A chamada circuitaria cerebral vai acostumando as sinapses a percorrer de maneira privilegiada, em relação aos demais pontos de vista possíveis, caminhos que levam a pessoa, de preferência,  ao passado.

Na verdade é um tipo de vivência que a pessoa se acostumou a experienciar no cotidiano.

E, assim, o passado se torna mais significativo que as demais experiências.

Se esta revivecência for povoada de motivos que produzam ressentimentos, estes tornam- se mais relevantes que outros caminhos possíveis. O ressentimento passa a ser a principal motivação para as ações presentes.

Ora, a realidade é  um fluxo de infinitas possibilidades. Mas a pessoa está acostumada a pensar sempre da mesma forma, é  uma tendência.

E isso não apenas nas questões coletivas, posicionamentos políticos etc, pois esse processo foi criado e lubrificado na biografia individual.

Para tais pessoas, eu diria: não é  boa estratégia, tanto pessoal, como ainda mais em questões politicas, basear suas decisões em ressentimentos. 

Será que esse é o caminho mais sábio ?

O que dirão as gerações futuras , que terão  que viver sob o peso do seu ressentimento ?

2. O medo

O medo geralmente diz respeito ao futuro.

Tenho medo de perder o que já conquistei, e por isso adoto uma posição conservadora.

Até aí, é compreensivel (o que não quer dizer, aceitável !)

Porém, esse sentimento torna-se patológico quando ele próprio é tão poderoso que o objeto do medo oblitera todas as demais considerações. 

Torna-se uma espécie de fobia - e que pode ter sido induzida por terceiros ou simplesmente auto-imolada.

Digamos que eu tivesse pânico de voar. Obviamente sempre que entramos em um avião, existe a possibilidade de ele cair. Porém, normalmente , a pessoa não é  tomada de assalto por esse pensamento, de modo que ele pudesse invadir toda a consciência presente e impedisse a pessoa de entrar. Mas a possibilidade de fato existe.

Para isso, deve-se acionar, de início, a própria racionalidade, de modo a criar novas circuitarias, novos caminhos para as sinapses. Outras possibilidades devem ser trazidas à luz da consciência, conferindo àquele pensamento  o devido peso relativo. Esse processo racional à principio facilitará  à consciência abrir-se a futuras e mais amplas possibilidades. E o pensamento inicial, de que o avião pode cair, não se transmuta na idéia fixa de que o avião vai cair.

Em suma: é necessario lutarmos contra a rigidez, em todas as suas formas e dimensões, acionando para isso o instrumental de que dispomos !

É melhor termos muitas dúvidas do que muitas certezas !

É sempre recomendável exercitar a auto observacão e verificar racionalmente se nossos pensamentos e sentimentos não estão enviezados (inclusive por terceiros que nos influenciam), e se estamos levando em consideração todas as possibilidades, atribuindo a devida relatividade a cada elemento.

É sempre bom termos em mente: estou fechando meus horizontes ou abrindo e descortinando maiores possibilidades ?

Um futuro feliz se constrói com paz e liberdade e não com medo, ressentimento e ódio.

Nenhum comentário: