segunda-feira, 24 de agosto de 2020

A direita sempre precisa dobrar a aposta

Órfãos do pós-modernismo, os adeptos dessa direita se vêem numa contingência difícil. Não é à tôa que sua percepção do jogo social se assemelha a uma guerra. 

Pois por serem conservadores, se vêem na difícil situação de defender o indefensável. A realidade está sempre em mutação. Ser conservador num mundo em transformação...É uma guerra !

Enfim, por defenderem o indefensável, optaram por seguir uma nova estratégia: se tudo são discursos, se não há mais referências, utopias ou grandes narrativas, vamos para a DISTOPIA ! 

E assim, de conservadores tornaram-se revolucionários reacionários. 

Para conservar o " inconservável ", tiveram que elaborar realidades paralelas, mentiras atrás de mentiras.  Fatos alternativos. Meia verdades associadas a mentiras deslavadas. Teorias conspiratórias. 

É como andar numa corda bamba, você tem que manter o movimento, senão cai ! A mentira tem perna curta e assim, quando uma verdade alternativa cai, outra já deve estar em cena e assim sucessivamente.

O reacionário moderno tem que ser uma usina de novas mentiras funcionando a todo vapor !

Ora, quando cai um inimigo imaginário, outro já tem que estar pronto, saindo do forno, para manter o circo funcionando. E quanto maior e mais poderoso for o inimigo, melhor ! Nesse ponto George Orwell nos ensinou tudo !

Sempre foi assim. Hitler não precisou de uma guerra para manter em funcionamento sua máquina de mentiras ?


Nenhum comentário: