sexta-feira, 29 de maio de 2009

Xamãs do Alto Rio Negro


Povos do alto rio Negro


Por contraste, caberia mencionar, a região do alto rio Negro, o noroeste amazônico, morada de povos de língua Tukano. No início dos tempos, antepassados míticos criaram o mundo que, antes, não existia. Das entranhas de uma cobra grande ancestral, que fazia o percurso do rio, saíram, em pontos precisos daquele percurso, os primeiros antepassados de cada um dos vários povos da região, determinando, assim, seus respectivos territórios, suas atribuições específicas e um padrão hierarquizado de relacionamento entre eles.

Em muitas cosmologias, as relações entre humanos e os demais seres são pensadas através da idéia da predação, numa metáfora que simbólica e logicamente aproxima caça, guerra, sexo e comensalidade.

Ainda no alto rio Negro, o xamã parece estar encarregado de garantir que fluxos e volumes de energia vital compartilhada por humanos e animais mantenham-se em níveis adequados. Exageros na matança de animais deflagrariam, como contrapartida, epidemias e malefícios entre os homens, provocados por espíritos protetores dos animais. Um equilíbrio vital nas lembranças e o convívio com a idéia da morte são experiências diárias na apreciação e na condução da vida.

Fonte: ISA - Instituto SocioAmbiental

3 comentários:

lalb disse...

Coloquei no meu tbm.
Os Pirahã são os que têm o corpo moldado pelo nome que recebem, e também de acordo com o sistema classificatório deles, que é bem complexo. São eles tbm que se transformam em dois tipos de alma, ou algo assim, sendo que um dos tipos canibaliza o outro. Eu tinha me confundido.
Do ISA: http://pib.socioambiental.org/pt/povo/piraha

jholland disse...

Seria interessante ver se a canibalização é de uma parte da mente sobre a outra. Poderíamos relacionar isso com alguns processos meditativos. Parece ser uma espécie de transmutação tântrica. O termo "canibalizar" é bem interessante, pois não se refere a uma supressão, mas, antes, evoca absorção, transmutação energética. Se vc tiver algo mais sobre isso, me passe.

Bjs

lalb disse...

Está no link que eu coloquei no comentário anterior ( http://pib.socioambiental.org/pt/povo/piraha ) que é o link da introdução aos Pirahã, no site do ISA.

Recomendo que leia antes essa introduçao, depois "Cosmologia" - onde ele fala que "Cada nome de abaisi que um indivíduo possui refere-se à possibilidade de se transformar em dois seres, denominados kaoaiboge e toipe. Kaoaiboge é um ser pacífico, que se alimenta de frutas e peixes, vítima canibal dos toipe." - e, depois, "Ritual e Xamanismo".

Bjos