segunda-feira, 24 de março de 2008

O Landré


Mosteiro Sakya




O QUE É O LANDRÉ


O Landré é o mais precioso e secreto ensinamento da tradição Sakya. Divide-se primeiramente em "Visão Tríplice" e "Tantra Tríplice" que é a parte secreta, relacionada com o Tantra de Sri Hevajra. O Landré é talvez um dos melhores resumos de todo o ensinamento budista. Costuma-se dizer que a pessoa só precisa fazer uma coisa na vida: um Landré e sua prática. O Landré culmina com as transmissões de Hevajra.



Diz o Lama Choedak que "a Iniciação na Mandala de Hevajra, Rei dos Tantras, durante muito tempo esteve associada à conversão do Imperador Mongol Kublai Khan ao Budismo e aos primeiros Governantes do Tibet até o presente 14° Dalai Lama.



Devemos o Landré ao trabalho do sábio tibetano Drogmi Lotsawa (993-1074), que o introduziu no Tibet. Os suficientemente afortunados para receber este magnífico ensinamento conhecerão extraordinária felicidade espiritual e material.



O Landré se inicia com os ensinamentos da Tríplice Visão, que compreende um resumo sistematizado da parte Theravada (os Sutras) e da parte Mahayana. Seguem-se os votos de bodissátua. Depois disso, há as Iniciações de Causa Hevajra e do Caminho Hevajra, e os Ensinamentos do Tríplice Tantra.



Devido à pureza desta linhagem, diz Lama Choedak, muitos proeminentes mestres de todas as linhagens, inclusive Marpá, Milarepa, Logchen Rabjampa e Thongkhapa foram praticantes deste Tantra.



No passado, monges das mais distantes partes do Tibet, Ladakh e Mustang tinham de viajar duante muitos meses a pé para Sákya, Ngor, Nalenda ou Yarlung Tashi Chor-de a fim de receber o Landré.



O Tantra de Hevajra foi recebido no 7° Século de nossa Era pelo grande iogue indiano Birwapa (ou Virupa), que fundou esta linhagem de ensinamentos que hoje constitue o Landré. Virupa proferiu as instruções conhecidas como Vajra Versos , que são codificadas e de difícil compreensão. A partir daí, a transmissão (ou seja o Tantra, pois tantra significa "transmissão") deste ensinamento passou a ser realizada oral e secretamente de mestre para discípulo escolhido ao longo dos Séculos até os nossos dias pela chamada escola Sakya. O principal detentor desta transmissão hoje é Sua Santidade Sakya Trizin.


SS. Sakya Trizen, SS. o Dalai Lama

e SS. o 17 Karmapa


O Landré é um compêndio de iluminação. Ele é dado num período de seis semanas (o Landré Lob Shé) ou 28 dias (o Sob Ché). Mas o Landré à vezes dura vários anos. O Landré Lob Shé é o Incomum. O Landré Sob Ché é o chamado comum. São ligeiramente diferentes. Algumas explicações são mais detalhadas no Lob Shé, e neste se espera que o discípulo consiga algumas realizações.



O LanDré é proferido de manhã várias vezes com explicações e repetido à tarde pelo filho de Sua Santidade e seu sucessor no trono de Sakya, Dhungsay Ratna Vajra Rinpoche. À noite há nova sessão com perguntas e respostas.



Desse modo, de 6 da manhã às 10 da noite todos os dias, o LanDré se constitue no mais intensivo curso de budismo para os três níveis: os iniciantes, os médios e os avançados discípulos. Todos três tipos colhem iguais benefícios e se preparam para a sua prática diária.




Nenhum comentário: