''Quem Alcançou a 'Auto Realização'?
Por: Michael James
No fim da mesma mensagem que eu citei no meu post anterior, 'Putting it all together', a pessoa que escreveu, trouxe um questionamento adicional:'Você não irá provavelmente me responder, mas perguntarei de qualquer forma... Você obteve a Auto Realização, Iluminação através de seus contatos e conhecimentos?'
Em minha resposta eu escrevi:
'Sobre sua questão se eu alcançei a 'Auto Realização' ou 'iluminação', a resposta simples é que como um indivíduo, Eu certamente não alcançei nada. No entanto, como aspirantes espirituais, nosso objetivo não é alcançar a 'auto realização' como pessoa, mas descobrir que não somos a pessoa que imaginamos agora ser, mas que somos apenas o eu infinito e real, que é a absoluta consciência de ser, e que não conhece nada além de si mesmo.
A pessoa que imaginamos ser agora, não pode nunca atingir a 'auto realização' ou a 'iluminação'. Tudo o que, como pessoas podemos fazer é voltar nossa atenção para dentro de nós mesmos, em direção a nossa consciência básica de existir ou ser, 'Eu Sou', e portanto dissolver nossa mente ou falsa consciência individual na perfeita lucidez da verdadeira consciência de Si.
Em outras palavras, 'auto realização' não é um estado que possa ser obtido por uma pessoa, mas é a absoluta lucidez na qual cessamos de existir como pessoas individuais.Verdeiro autoconhecimento é a experiência completamente não dual e pura da imaculada lembrança de Si, em que não existe espaço para o surgimento de qualquer pensamento, tal como: 'Eu alcançei a auto realização ou iluminação', ou para que qualquer outra pessoa ou mente pudesse ter tal pensamento.
O questionamento acerca de alguma pessoa ter alcançado a 'auto realização' é verdadeiramente sem sentido e inútil. A idéia ou crença de que uma pessoa alcançou a 'auto realização' é apenas um pensamento, e portanto é produto de nossa ignorância acerca de quem somos— um conceito ou imaginação que não tem qualquer relação com a realidade. Ademais, porque deveríamos estar preocupados com o estado espiritual de outra pessoa? Nosso único objetivo deveria ser o conhecimento de nossa realidade, e quando conhecermos a realidade do nosso Ser, descobriremos que a 'auto realização' ou perfeito conhecimento de si é o que efetivamente somos, e nada mais além disso.
Tendo em vista que nós mesmos somos o verdadeiro auto conhecimento, porque deveríamos imaginar que vemos este auto conhecimento em qualquer outra pessoa? Só podemos vivenciar o auto conhecimento em nós mesmos, e não podemos nunca descobrir ou conhecer verdadeiramente este estado em qualquer outra pessoa.'''
OBS:
Michael James, is the author of Happiness and the Art of Being, a book exploring in depth the philosophy and practice of the spiritual teachings of Bhagavan Sri Ramana. And maybe the great scholar on Ramana's Teachings. Studied for many years with Sadhu Om, one of the close disciples of Ramana Maharshi.
(Entraído de:
Um comentário:
É verdade Jholland. Procurar ser como o outro, se comparar ao outro. Pura perda de tempo, energia, pensamentos. Na verdade as pessoas, pelo menos a grande maioria delas não se volta para si, para dentro, mergulhando profundamente. E quem quer fazer isso? O mundo externo é mais bonito, onde a felicidade "é comprada na esquina".
Abraço
Postar um comentário