quarta-feira, 16 de dezembro de 2020

Sobre o neoliberalismo

 


 

O termo “neoliberalismo” foi cunhado no Colóquio Walter Lippmann 1938 , uma reunião de acadêmicos que lançou as bases político-institucionais daquilo que uma década depois se tornaria a Sociedade Mont Pèlerin.

Ele é mais comumente associado a um conjunto de políticas que privatizam a propriedade e os serviços públicos , reduzem radicalmente o Estado social, amordaçam o trabalho, desregulam o capital e produzem um clima de impostos e tarifas amigáveis para investidores estrangeiros.

Tais eram precisamente as políticas impostas ao Chile por Augusto Pinochet e seus assessores, os “Chicago Boys” , em 1973 e logo depois levadas para outras partes do Sul Global, muitas vezes impostas pelo FMI na forma de mandatos de “ajustes  estruturais”  vinculados à reestruturação de empréstimos e dívidas.

[Nota do Blog: é de se notar que grande parte dos países ditos em desenvolvimento passavam por um doloroso processo de endividamento, ocasionado,  sobretudo ,  pelo brutal aumento dos juros norte-americanos ocorrido no final da década de 1970 e início dos anos 1980. Esse processo é muito bem descrito por Yanis Varoufakis. Oportunamento publicaremos neste Blog comentários mais detalhados sobre esse momento histórico e sua importância para o Capitalismo. Vide também o livro de Naomi Klein – Doutrina do Choque.]

O que começou no Hemisfério Sul logo fluiu para o Norte, mesmo que com poderes executivos bem diferentes. Por volta do final dos anos 1970, explorando uma crise de lucratividade e estagflação, os programas neoliberais foram implementados por Margaret Thatcher e Ronald Reagan, novamente focados na desregulação do capital , no combate ao trabalho organizado, na privatização de bens e serviços públicos , na redução da tributação progressiva e no encolhimento do Estado social. Tais políticas se espalharam rapidamente por toda a Europa Ocidental, e o colaplso do Bloco Soviético  no final dos anos 1980 significou que boa parte da Europa Oriental realizou uma transição do comunismo de Estado para o capitalismo neoliberal em menos de meia década. [Nota do Blog: novamente, a esse respeito, recomendamos a obra de Naomi Klein, A Doutrina do Choque].

 

Extraído de : “Nas Ruínas do Neoliberalismo , Wendy Brown – Ed. Politeia.

Nenhum comentário: